You have a complaint against an EU institution or body?

O Instituto Europeu de Administração Pública confere o prémio 'Alexis de Tocqueville - 2001' ao Provedor de Justiça Europeu

O Instituto Europeu de Administração Pública (IEAP) decidiu conferir o prémio "Alexis de Tocqueville - 2001" ao Provedor de Justiça Europeu, Jacob SÖDERMAN, em homenagem à sua acção em favor da qualidade da Administração Pública na União Europeia.

O Conselho Científico e o Conselho de Administração do IEAP escolheram o Sr Jacob SÖDERMAN pelo seu trabalho no domínio do acesso aos documentos e pelos seus esforços no sentido de reforçar a transparência do funcionamento das instituições da União Europeia. Desde 1995 que no seu papel de Provedor de Justiça Europeu o Sr SÖDERMAN contribui para a promoção dos direitos dos cidadãos no âmbito da administração da União europeia. A sua actividade visou também melhorar o conhecimento que os cidadãos têm do funcionamento da administração comunitária. Além do mais, os seus relatórios constituem um contributo importante para a ciência administrativa europeia. Jurista de formação, o Sr SÖDERMAN exerceu funções de Provedor de Justiça na Finlândia e foi membro do Parlamento nacional bem como membro do Governo ( Ministro da Justiça, Ministro dos assuntos sociais e da Saúde).

Em 2001 o Instituto Europeu de Administração Pública confere pela oitava vez o prémio Alexis de Tocquville em memória deste eminente historiador, filósofo e homem político europeu. Em 1997 e 1999 receberam este prémio os Professores Sabino Cassese (Italia) e Eduardo Garcia de Enterría (Espanha), em reconhecimento dos seus trabalhos no domínio do Direito Público e do Direito Administrativo em particular. Em 1989, Otto von Gablentz recebeu o prémio pela sua contribuição para a modernização do funcionamento do corpo diplomático no quadro das relações bilaterais entre os Estados membros da UE. A primeira personalidade a receber o prémio, em 1988, foi Lorde Rayner do Reino Unido, em virtude do papel por ele desempenhado na modernização do governo e da função pública naquele país.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar em Maastricht a 21 de Novembro de 2001 integrada nos diversos acontecimentos comemorativos do 20° aniversário do IEAP.

Para mais informações queiram contactar:
Professor Gérard Druesne, Director geral do IEAP (003143/3296202)
u consultar a Página WEB:
http://eipa.nl
Para mais informações sobre o Provedor de Justiça Europeu, queiram consultar a página WEB:
http://www.ombudsman.europa.eu

Postal Address:       Business Address:
P.O. Box 1229, NL-6201 BE Maastricht       O.L. Vrouweplein 22, Maastricht
  Tel.31-(0)43-32 96 222, Fax 31-(0)43-32 96 296, E-Mail: eipa@eipa-nl.com, Website: http://www.eipa.nl  

Latest press releases



For press inquiries

For further information about the Ombudsman's media activities, please contact: Ms Gundi Gadesmann, Head of communication, Tel. +32 2 284 26 09.