• Lodge a complaint
  • Request for information
60th Rome Treaty anniversaryYour Europe - The portal to on-line European and national public services

Emily O'Reilly

Available languages: bg.es.cs.da.de.et.el.en.fr.ga.hr.it.lv.lt.hu.mt.nl.pl.pt.ro.sk.sl.fi.sv

Emily O’Reilly foi pela primeira vez eleita para o cargo de Provedor de Justiça Europeu em julho de 2013. Na sequência das eleições para o Parlamento Europeu, foi reeleita para um mandato de cinco anos em dezembro de 2014. No desempenho das suas funções, investiga casos de má administração nas instituições e organismos da União Europeia. Em 2017, foi-lhe atribuído o prémio Prémio Schwarzkopf Europe pelo trabalho realizado.

Entre 2003 e 2013, Emily O’Reilly tornou-se na primeira mulher Provedora de Justiça e Comissária para a Informação da Irlanda e, em 2007, foi também nomeada Comissária para a Informação Ambiental.

Como Provedora de Justiça nacional, foi-lhe concedido, em 2008, um doutoramento «Honoris Causa» em Direito pela National University in Ireland pelo trabalho de promoção dos direitos humanos desenvolvido ao longo da sua carreira. Em 2014, o University College de Dublim distinguiu-a com um doutoramento «Honoris Causa» em Direito por uma década de empenho como Provedora de Justiça da Irlanda.

Antiga jornalista, autora e editora de política, o seu percurso profissional granjeou um importante reconhecimento nacional e internacional, tendo-lhe sido atribuída uma bolsa da Universidade de Harvard, em 1988, e diversos prémios nacionais. Escreveu três livros sobre política e meios de comunicação social irlandeses, que mereceram a aclamação da crítica, e é atualmente membro do Comité Consultivo Internacional da Nieman Foundation for Journalism da Universidade de Harvard.

Durante o seu percurso como jornalista, foi galardoada com dois prémios:  Mulher Jornalista do Ano, em 1986, e Jornalista do Ano, em 1994.